sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Rua Sousa Pinto

José Júlio de Sousa Pinto
(Sousa Pinto)
Natural de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira de Açores), a 15 de Setembro de 1856, mas passou sua infância e juventude na cidade do Porto, onde teve o seu primeiro contacto com a pintura.
Somente aos 24 anos de idade é que matriculou-se na Academia Portuense de Belas-Artes, onde foi discípulo de Soares dos Reis.
Em 1880, ganhou um prémio de viagem e fixou residência em Paris, onde aperfeiçoou seus estudos e onde realizou uma grande parte de sua obra.
Pintor paisagista e de figuras, captou as mais belas cenas campestres (veja-se abaixo "O Camponês" foto 1) e da beira-mar, ("Os Pescadores" foto 3) registando a vida e os costumes da gente simples no seu trabalho rotineiro e os dramas vividos pelos aldeões.
Em 1890 pintou a tela "O Barco Desaparecido" (foto 2 abaixo), deixando visível o drama silencioso de duas mulheres à espera de pescadores que se perderam na imensidão do mar.
Morre em 1939

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem que há pessoas que se lembram de estudar estes assuntos. Mandei fazer um trabalho de pesquisa sobre o nome das ruas dos meus alunos.Tivemos algumas dificuldades porque nas placas não há nada como referência como por ex. a data de nascimento e havendo algumas pessoas com o mesmo apelido, foi o caso de Sousa Pinto, torna-se complicado saber a qual se refere.Obrigada.