segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Praceta Bernardin Ribeiro


Bernardin Ribeiro,
Praticamente nada se sabe ao certo da sua vida. Presume-se que terá nascido na Vila de Torrão, por volta de 1482. Não se conseguiu ainda provar se este poeta Bernardim Ribeiro e um seu homónimo que frequentou, entre 1507 e 1511, a Universidade de Lisboa, e que em 1524 foi nomeado escrivão da câmara, fossem a mesma pessoa.
Escritor português renascentista a sua principal obra é a novela Saudades, mais conhecida porém como Menina e Moça (inicio da primeira frase da novela, que se tornou um tópico da literatura portuguesa: Menina e moça me levaram de casa de meus pais para muito longe...).
Teria frequentado a corte de Lisboa, colaborou no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, pertenceu à roda dos poetas palacianos juntamente com Sá de Miranda, Gil Vicente e outros.
Foi o introdutor do bucolismo em Portugal e o primeiro a escrever poemas em língua portuguesa.
Tão misterioso quanto o nascimento é a morte do escritor. Alguns autores datam-na como 1552. Porém, pela leitura da écloga Basto, de Sá de Miranda e escrita antes de 1544, verificamos que este autor se refere ao seu "bom Ribeiro amigo" como já falecido.

Sem comentários: