sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Rua Ruy Gameiro

Ruy Roque Gameiro, (Ruy Gameiro)
nasceu no dia 27 de Fevereiro do ano de 1907, na Venteira, Amadora, numa casinha modesta, sem título nem rótulo, mas de aspecto invulgar que dizia a quem a olhava de fora, no meio das árvores que lhe serviam de moldura: aqui vive um português que é artista
Filho do mestre aguarelista Alfredo Roque Gameiro, (Roque Gameiro) cursou a Escola de Belas Artes de Lisboa, onde foi aluno laureado. Ao acabar o curso, destacou-se logo na primeira exposição a que concorreu, tendo-lhe sido adquirido, para o museu nacional de Arte Contemporânea, o busto do pintor José Tagarro.
São obras suas, além de vários bustos, o Monumento aos Mortos da Grande Guerra, em Lourenço Marques, outro em Abrantes, a estátua de D. João II, para a Câmara Municipal de Lisboa, e as figuras de cavaleiros orando, que faziam parte do projecto para o Monumento ao Infante D. Henrique.
No dia 27 de Maio de 1933 realizava-se a união para a vida e para a morte de Ruy Gameiro com Maria Helena Castelo Branco.
Faleceu, aos 29 anos de idade, no 18 de Agosto de 1935, era um domingo. Ao cair da tarde, depois de passar mais um dia em casa de família, próximo da Iguaria, Colares, regressava a Lisboa com sua mulher, numa curva traiçoeira da estrada de Sintra, um choque violento entre a sua «moto» e um automóvel, o desastre vitimou ao mesmo tempo sua esposa.
No local do acidente quase ao nível do chão algumas pedras marcam em singela homenagem, a memória do escultor, este memorial situa-se hoje sob o IC 19.

Sem comentários: