quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Rua Pedro Alvares Cabral


Pedro Álvares Cabral
Descobridor do Brasil, nasceu em Belmonte, entre 1460 e 1470, filho de Fernão Cabral e de D. Isabel Gouveia. Foi moço fidalgo de D. João II, que o agraciou com uma tença de 13.000 reais, vindo posteriormente a casar-se com D. Isabel de Castro, sobrinha de Afonso de Albuquerque.
Em 1500, após o retorno de Vasco da Gama, o rei de Portugal (D.Manuel I) deu Cabral a missão de liderar a segunda expedição comercial a caminho das índias. Desta, fez parte uma grandiosa esquadra, composta por 13 navios, com mais de mil homens. A partida deu-se a 8 de Março de 1500.
No caminho para as índias, Cabral, desviou-se do rumo e, neste novo percurso, avistou, em 22 de abril, a terra que foi primeiramente chamada de Monte Pascoal, situada nas costas da Bahia.
Morreu em 1520, sem ter tido a oportunidade de reconhecer a grandeza de seu feito. Será sepultado em Santarém, dentro da Igreja da Graça, em campa rasa.
Mais uma placa toponimica em muito mau estado. Será que a remoção e substituição é tão dispendiosa que não se possa efectuar ? Para além do referido restauro e porque esta rua está muito mal sinalizada, permitimo-nos sugerir a colocação de uma outra placa, na confluência e acesso a esta rua a partir da Rua Bartolomeu Dias.

5 comentários:

Anónimo disse...

Como Associação de Moradores, uma das vossas funções é colaborar com as autarquias dando-lhes a conhecer estas anomalias. Não é criticando e deixando no ar essa mesma crítica à espera que alguém a leia neste blogue. Há que agir formalmente.

Susete Evaristo disse...

Caro Anónimo as Autarquias tem a obrigação e o dever de sair dos gabinetes, para verificar o que está mal e encontrar as melhores soluções para os problemas, não deverá estar à espera de agir, só quando os residentes lhe levam ao conhecimento as situações anómalas.
É para gerir o pessoal adstrito ao exercício dessas funções que os seus executivos são eleitos.
Informo ainda que este blogue é um meio formal de colaboração e informação como outro qualquer, aberto a qualquer pessoa inclindo utilizadores anónimos. Quanto às criticas penso ser um direito que me assiste como cidadã, com os impostos em dia, num país que se quer democrático.
Obrigada pela visita e pelo seu comentário, volte sempre.

Susete Evaristo disse...

Nota: este blogue é pessoal, está devidamente identificado, não é pertença da Associação de Moradores pelo que, caro anónimo só posso querer que terá metido os pés pelas mãos e feito alguma confusão.

Fátima Campos disse...

Cara Susete Evaristo,
Concordo com o comentário do Anónimo. Como sabe, as Juntas de Freguesia não têm fiscalização. Quem, melhor que os próprios moradores, para dar a conhecer às autarquias (Câmara e Junta) as anomalias existentes nas suas ruas??
Acha humanamente possível que qualquer autarquia (falando de Câmaras Municipais)consiga saber se há calçada levantada na rua X ou Y?? E as Câmaras têm serviços de fiscalização, mas não para esse tipo de anomalias. Na minha opinião, não há melhores "fiscais" que os moradores, acrescido do facto de prestarem um serviço de cidadania, colaborando com as autarquias, com vista a melhorar as condições de vida de todos nós.
Principalmente, os reformados, como é o seu caso. Deveria colaborar mais de perto com a Câmara de Sintra e Junta de Freguesia. Por um lado, ajudaria a melhorar o que está mal. Por outro lado, ocuparia melhor o seu tempo, prestando um espectacular serviço a toda a população de Monte Abraão. Não é obrigação deste ou daquele. É de todos nós, cidadãos.
Cumprimentos.
Fátima Campos
Cumprimentos.

Susete Evaristo disse...

Srª. Dª. Fátima Campos
Agradeço o seu comentário e cumpre-me esclarecer que, em diversas situações tenho dirigido pessoalmente e a quem de direito as devidas reclamações, embora sem que no entanto tenha obtido a melhor das respostas, às vezes até nenhuma.
Pelo que cumpro as minhas obrigações e deveres como cidadã e moradora, que como a Srª sabe, nunca se demitiria dessas obrigações.
Aliás, até mesmo neste blogue onde tenho apontado várias situações. Assim é com prazer que vejo que estes meus escritos são lidos com atenção pelos responsáveis da JFMA, quanto à CMS várias vezes endereço por mail, ou por fax, as reclamações ou apontamentos anómalas que constato.
Devo esclarecer ainda que deverá ter feito alguma confusão relativamente a eu ser já aposentada, embora não esteja longe esse dia continuo no activo e mesmo quando em breve atingir essa meta, não é para deixar a vida activa pelo o meu tempo continuará a estar ocupado, uma vez que continuarei a trabalhar embora em actividade diferente, da que hoje tenho.
Não tenho idade, vontade ou capacidade para me recolher a casa, sabendo que ainda posso dar algum do meu esforço e contributo a favor do meu país.
Os meus cumprimentos
Susete