segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Praceta Francisco Metrass


Francisco Augusto Metrass
(Francisco Metrass)
Filho de uma família abastada de origem alemã, que se dedicava ao comércio de importação, nasce em Lisboa, 7 de Fevereiro de 1825
Os seus primeiros estudos foram feitos na Academia das Belas Artes de Lisboa como aluno voluntário, para onde entrou em 1836, tendo como mestres Joaquim Rafael e António Manuel da Fonseca e como colegas Anunciação, Cristino e Manuel Maria Bordalo Pinheiro.
Estudou também em Roma a partir de 1844, com os pintores de origem alemã do Grupo dos Nazarenos Overbeck e Cornelius e tendo tido como companheiro de estudos outro artista português, Francisco Pereira Meneses
De volta a Portugal, deixou a pintura de retracto e começou a dedicar-se à pintura histórica. Como a sua obra não era muito apreciada, tendo mesmo vendido toda a sua obra a um corretor de leilões, foi para França, tendo regressado novamente em 1853 com a sua técnica mais aperfeiçoada (estudou Rubens, Rembrandt e Van Dick), sendo então a sua obra já admirada pelo grande público e pelo rei D. Fernando que lhe comprou o quadro “Camões e o Jau”.
Foi professor de pintura histórica em 1854, na Academia de Belas-Artes.
Metrass morreu com trinta e seis anos de idade, na ilha da Madeira, em 14 de Fevereiro de 1861, vítima de tuberculose. Em baixo a sua obra mais famosa "Só Deus"

Sem comentários: