terça-feira, 7 de agosto de 2007

Praceta Stuart Carvalhais


José Herculano Stuart Torrie de Almeida Carvalhais
(Stuart Carvalhais)
Nasceu em Vila Real, 7 de Março de 1887e faleceu em Lisboa, 2 de Março de 1961), mais conhecido por Stuart Carvalhais, foi um pintor, e autor de banda desenhada.
Stuart Carvalhais é considerado o pai da banda desenhada em Portugal. Frequentou o Real Instituto de Lisboa e, em 1906, o seu primeiro desenho, Cenas de Rua, é publicado no jornal O Século. Viaja para Paris em 1912, e colabora, como ilustrador, no jornal Gil Blas.
A sua primeira banda desenhada, Quim e Manecas, é publicada pela primeira vez em 1915, no suplemento humorístico do jornal O Século. Estas personagens dão origem ao primeiro filme cómico, com o mesmo nome, apresentado em 1916, onde Carvalhais interpreta o pai de Manecas. As histórias de Quim e Manecas serão publicadas até 1953.
Paralelamente, Carvalhais teve, também, um papel de destaque no teatro português, nomeadamente o de revista, onde trabalhou como cenógrafo e figurinista .
Em 1932, expõe, em nome individual, no Salão da Casa da Imprensa. Volta a expôr em 1935, desta vez na Exposição de Artes Plásticas da referida casa.
Ao longo da sua vida, Carvalhais publicará os seus trabalhos em diversos jornais, dos quais se destacam A Batalha, o Diário de Notícias, o Diário de Lisboa e o Diário Popular; e em revistas como a Sátira (publicação humorística), Repórter X, Ilustração Bertrand, Kino, Pica-Pau e Cara Alegre.
Em 1949, Stuart Carvalhais recebe o prémio Domingos Sequeira.

Sem comentários: