segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Av. General Humberto Delgado


Humberto da Silva Delgado
(General Humberto Delgado)
Conhecido como “0 General Sem Medo” nasce em 1906 em Brogueira, Torres Novas.
Termina o Colégio Militar em 1922 e entra na Escola do Exército, onde consegue o primeiro lugar no final do curso de Artilharia em 1925. No posto de tenente frequenta o curso de piloto aviador e segue a carreira aeronáutica. Apoia o movimento de 28 de Maio, desempenha cargos na Legião Portuguesa e faz parte do Conselho Técnico da Mocidade Portuguesa.


Publica várias obras, entre outras, "Da Pulhice Do Homo Sapiens", "Aviação, Exército, Marinha, Legião", "Aeronáutica Portuguesa", "A marcha para as Índias". Em 1939 a peça de teatro "28 de Maio", radiodifundida pelo Rádio Club Português, é publicado sob a forma de livro nesse mesmo ano.
Aos 47 anos é o mais novo general das Forças Armadas Portuguesas. Um ano antes ocupara o lugar de Adido Militar em Washington.
Participou nas eleições presidenciais de 1958, contra o almirante Américo Tomás que era apoiado por Salazar. Reúne em torno da sua candidatura toda a oposição ao regime. Numa famosa entrevista realizada pelo jornalista Mário Neves em 10 de Maio de 1958 no café Chave de Ouro, quando lhe foi perguntado que postura tomaria face ao primeiro-ministro (Presidente do Conselho dos Ministros, António de Oliveira Salazar), respondeu com a célebre frase "obviamente, demito-o"
O “general sem medo” foi assassinado pela PIDE nos arredores de Olivença em 1965. Os cadáveres são encontrados pouco depois junto de Vila Nueva del Fresno, próximo da fronteira portuguesa.
É promovido a título póstumo, já depois do 25 de Abril, ao posto de Marechal.

(Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Sem comentários: