sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Rua Sousa Lopes

Adriano de Sousa Lopes (Sousa Lopes), nasceu em Vidigal, Leiria, em 20 de Fevereiro de 1879; morreu em Lisboa em 21 de Abril de 1944.
Diplomado pela Academia de Belas-Artes de Lisboa, foi discípulo de Luciano Freire e de Veloso Salgado, tendo sido bolseiro em Paris e ali aluno de F. Cormon.
Em 1917, realizou uma notável exposição em Lisboa, de carácter impressionista, continuando a sua obra em termos de certa medida expressionistas, devido ao rigor do seu desenho e o atormentado da composição, e também simbolistas, além do trabalho realizado nas trincheiras da Grande Guerra, como oficial artista, e de decorações históricas, sobre temas evocativos dos descobrimentos marítimos, na Assembleia Nacional, já em 1937, e que não concluiu.
A sua faceta expressionista patenteia-se também nas suas águas-fortes, técnica em que atingiu um grau de mestria rara.
Entretanto foi nomeado director do Museu Nacional de Arte Contemporânea por recomendação de Columbano e em sua sucessão, em 1929.
Entre duas ou mais situações estéticas, coube-lhe um lugar estimável na pintura portuguesa dos dos anos 20-30. Abaixo duas composições que trouxe da linhas de guerra da Flandres .
Fontes: Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, 12.º volume, pág. 490, Lisboa, Verbo, 1971

Sem comentários: