quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Rua Diogo Cão

Diogo Cão, navegador português do século XV, nasceu provavelmente na região de Vila Real em data desconhecida. Não se sabe nada sobre a sua infância, nem da sua adolescência, os primeiros vestígios que sabemos da vida dele, são da sua juventude.
Enviado por D. João II, realizou duas viagens de descobrimento da costa sudoeste africana, entre 1482 e 1486.Chegou à foz do Zaire e avançou pelo interior do rio, tendo deixado uma inscrição comprovando a sua chegada às cataratas de Ielala.
Estabeleceu as primeiras relações com o Reino do Congo. Introduziu a utilização dos padrões de pedra, em lugar das cruzes de madeira, para assinalar a presença portuguesa nas zonas descobertas Em plena Costa dos Esqueletos, no local que hoje a cartografia refere como Cape Cross, surge uma replica do padrão que ali foi deixado em 1486 por Diogo Cão, o primeiro europeu a chegar à Namibia.
D. João II desejoso de manter relações com o rei do Congo envia Diogo Cão na 28 viagem, Diogo Cão foi bem recebido, trocou com eles presentes e o rei prometeu converter-se.
De seguida Diogo Cão embarcou para o Cabo de Sta Maria. Aí teve uma grande desilusão: ali não terminava a costa Africana.
Regressou a Portugal com essa má noticia e D. João II não o perdoou e nunca mais o chamou para outra missão.
Para o visitante, será difícil imaginar a reacção da armada de Diogo Cão, ao encontrar uma colónia de focas que chega a reunir cerca de 100 mil
Na freguesia São Dinis, no Distrito de Vila Real, existe uma casa (foto abaixo) onde terá nascido o navegador esta casa foi construída na segunda metade do século XV .

Sem comentários: