sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Rua Vasco Santana


Vasco António Rodrigues Santana
(Vasco Santana)
Actor português, inigualável na criação de figuras populares nasceu em Lisboa no dia 28 de Janeiro de 1898. O seu êxito fê-lo interromper os estudos de arquitectura e iniciar uma das mais célebres carreiras de cómico da cena e tela portuguesas.
Pisou o palco pela primeira vez e por acaso, aos 18 anos. Fez centenas de actuações em revistas, operetas, comédias e filmes ao longo da sua carreira.
Destacou-se na comédia e alcançou o estatuto de estrela no cinema, protagonizando filmes como “A Canção de Lisboa”, de 1933, em que contracena com Beatriz Costa e António Silva; “O Pai Tirano”, em 1941, em que faz dupla com Ribeirinho e no qual domina a acção e cria situações brilhantes de humor; e “O Pátio das Cantigas”, em 1942, em que concebe alguns dos seus mais bem sucedidos momentos cinematográficos, como o monólogo com o candeeiro ou os diálogos de trocadilhos com António Silva.
Outos títulos significativos foram: “A Menina Endiabrada” 1929, e “Dinheiro dos Pobres” 1956.
Participou também em programas de rádio, onde teve sobretudo, muita popularidade com o programa "O Zequinha e a Lélé 1947 – 1948”.
Vasco Santana morreu em Lisboa, a 13 de Junho de 1958, com 60 anos.

2 comentários:

Anónimo disse...

a imagem que mostra não é a rua k dizem... essa rua tem dois nomes e nenhum deles é esse... já que fizeram isso faziam como deve ser

Susete Evaristo disse...

Caro Anónimo
A menos que tivese mudado o nome há pouco tempo pois aquele é a rua murou o meu filho e tinha o nome de Vasco Santana a placa mal se vê pois além de ser pequena está muito alta mas está lá.