terça-feira, 7 de agosto de 2007

Rua Carlos Lopes


Carlos Alberto de Sousa Lopes nasceu em 1947, em Vildemoinhos, uma pequena aldeia próxima de Viseu. Carlos sonhava ser jogador de futebol no Lusitano de Vildemoinhos mas, a oposição do pai e de algumas pessoas ligadas ao clube (achavam-no muito franzino) não lhe permitiram concretizar esse sonho. Virou-se para o atletismo... O atletismo surgiria por acaso, em 1966: "Um dia, alta madrugada, noite cerrada, saímos de um bailarico e por entre a escuridão dos pinheiros, o uivo do vento fez o rapazio enyrar em pânico, parecia que vinha alguém atrás de nós. Fui o primeiro a chegar a Vildemoinhos. Em Dezembro, na São Silvestre de Viseu, estreei-me oficialmente. Duas semanas depois fui campeão de Viseu e, logo a seguir fui terceiro no campeonato nacional de Corta-mato, em juniores, sendo seleccionado para disputar o Cross das Nações, em Rabat... Fui o melhor português, em 25º lugar. Foi nessa altura, com 17 anos, que pela primeira vez vi o Mar." Em 1967, surgiu-lhe em casa um emissário do Sporting. Eguiram-se as vitórias sendo as mais importantes:

1º Carlos Lopes(Por)..2.09.21 Jogos Olímpicos de Los Angeles - 1984 Maratona
1º Carlos Lopes(Por).. 2.07.11 Maratona de Roterdão 1985 Record do Mundo
E como diz um poema que Manuel Alegre lhe dedicou.


Mais do que ser primeiro
Heroi é quem
Sabe dar-se inteiro
E dentro de si mesmo ir mais além

O antigo pavilhão desportivo de Lisboa ostenta hoje o seu nome

Sem comentários: