quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Rua Pedro Nunes


Pedro Nunes
(Alcácer do Sal, 1502 — Coimbra,11 de Agosto de 1578) foi um matemático português e um dos maiores vultos científicos do seu tempo, que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da navegação, essencial para as Descobertas portuguesas. Dedicou-se ainda aos problemas matemáticos da cartografia. Foi também o inventor de vários aparelhos de medida, incluindo o nónio (nonius, o seu sobrenome em latim).
A infância de Pedro Nunes é pouco conhecida. Como muitas famílias judaicas portuguesas do seu tempo, a família de Pedro Nunes foi obrigada a converter-se ao Cristianismo. Os pais de Pedro Nunes eram judeus. Pedro Nunes era pois aquilo o que na altura se chamava de um "cristã0-novo".
Estudou na Universidade de Salamanca talvez de 1521 a 1522, e na Universidade de Lisboa, onde fez a sua graduação em medicina em 1525. No século XVI, a medicina usava a astrologia, e assim ele também aprendeu astronomia e matemática. Pedro Nunes continuou os seus estudos em medicina, mas também leccionou várias disciplinas na Universidade de Lisboa, incluindo Moral, Filosofia, Lógica e Metafísica.
Quando, em 1537 a Universidade voltou para Coimbra, ele foi para a re-fundada Universidade de Coimbra para ensinar matemática, um cargo que manteve até 1562. Esta era uma nova disciplina na Universidade e foi criada com o intuito de fornecer as instruções técnicas necessárias para a navegação, que se tornara um tópico bastante importante em Portugal neste período, onde o domínio do.
A matemática tornou-se umas disciplina independente em 1544. Além de se dedicar ao ensino, foi nomeado como Cosmógrafo Real em 1529 e Cosmógrafo Real Chefe em 1547 até à sua morte
Em 1531, o Rei João III encarregou Pedro Nunes da educação dos seus irmãos mais novos, Luís e Henrique, Anos depois, foi também responsável pela educação do neto do rei (e futuro rei), Sebastião.
No seu Tratado em defensão da carta de marear, Nunes argumenta que uma carta náutica deveria ter circunferências paralelas e meridianos desenhados como linhas rectas.
Ele foi provavelmente o último grande matemático a fazer aperfeiçoamentos significativos ao sistema de Ptolomeu (um modelo geocêntrico), contudo isso perdeu importância devido ao modelo Copérnico modelo heliocêntrico, substituindo-o.Nónio de Pedro Nunes

Sem comentários: