quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Rua João Villaret


Nasceu em Lisboa a 10 de Maio de 1913. Foi actor, encenador e declamador português. Depois de frequentar o Conservatório Nacional de Teatro, começou por integrar o elenco da companhia de teatro lisboeta Amélia Rey Colaço-Robles Monteiro.
Mais tarde, fez parte da companhia teatral Os Comediantes de Lisboa. No filme O Pai Tirano (1941), Villaret faz uma breve aparição como pedinte mudo.
Seguem-se Frei Luis de Sousa (1950) e O Primo Basílio (1959). No cinema, trabalhou ainda com Leitão de Barros em filmes como Inês de Castro (1944) e Camões (1946).
Deixou no mundo do Teatro e da Poesia um vazio que jamais voltou a ser preenchido. Aquela voz que para sempre deixou de dizer poesia, com interpretações de obras de tantos e tão grandes poetas como Camões, Pessoa e Régio, será seguramente recordada como um dos maiores talentos portugueses que continuará a orgulhar gerações vindouras.
Os versos finamente medidos de Camões surgem na interpretação de Villaret rigorosamente clássicos, os de Régio com toda a teatralidade e emoção de um místico para quem Deus simbolizava uma meta a atingir a todo o custo, e os de Pessoa com a alma e transcendência que o poeta lhes imprime.
E isto sem esquecer a simplicidade quase infantil dessa obra-prima que é a "Procissão", de António Lopes Ribeiro, recreada por esse mestre da palavra e declamação que foi João Villaret, ou Fado Falado, onde se afirmava: «Se o fado se canta e chora, também se pode falar».
João Villaret, morre em Lisboa aos 48 anos, no dia 21 de Janeiro de 1961.

Sem comentários: