quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Rua Pedro de Sintra

Pedro ou Pero de Sintra, cujas origens à semelhança de tantos outros navegadores, são relativamente desconhecidas, seria, como defendem alguns autores, filho de Gonçalo de Sintra, escudeiro e navegador do Infante D. Henrique, que terá falecido em 1444, na ilha de Naar ou de Tíder.
Pedro de Sintra, que terá nascido em Lagos, continuado a servir D. Henrique, como seu pai, e sob suas ordens explorando o litoral africano acabando por efectuar o achamento da Serra Leoa, em 1460, ano em que morre o Infante D. Henrique.
Ainda navegará sob as ordens dos reis D. Afonso V e D. João II até ao momento da sua morte que, segundo se julga, terá ocorrido na região da Guiné, em 1484.
Pedro de Sintra em ”As Viagens de Luís de Cadamosto” refere-nos que em Arguim se encontrava água doce em abundância, alguns baixios de areia e outros de pedra e também havia muito mar e grandes correntes de água. (Wikipédia, a enciclopédia livre.)

2 comentários:

Iolanda disse...

Navegadores sintrenses

De Sintra "praia lusitana" e a soldo do Infante D.Henrique,Grão Mestre da Ordem de Avis, saíram igualmente alguns dos "barões assinalados"da gesta dos Descobrimentos.
Se é certo que a Grande Aventura começou com uma célebre viagem de espionagem a Ceuta,relatada no Paço de Vila a D.João I ,de entre os muitos saídos da mítica escola de Sagres dois pelo menos aqui nasceram:
Gonçalo de Cintra,descobridor da angra e costa do Ouro,em 1445(hoje o Ghana), e Pedro de Cintra,escudeiro do Infante,que saíu de Lisboa em 1460 e continuou o descobrimento da costa ocidental de África para lá do cabo Mesurado,numa extensão de 600 milhas para sul,e tido como o descobridor do território onde hoje é a Serra Leoa.Já em 1481,e no posto de capitão,integrou a expedição de Diogo de Azambuja que fundou a fortaleza e povoação de S.Jorge da Mina(na foto),futuro entreposto do comércio e tráfico negreiro,deixando de tais viagens testemunho na sua relação da navegação á costa da Guiné.
Pouco se sabe mais deste Pedro de Cintra.Alguns documentos citados pelo Visconde de Juromenha na sua "Cintra Pinturesca" levam a crer que ao morrer terá deixado três filhos á guarda dum tal Gomes Lourenço,facto que é atestado pelo Juíz dos Orfãos de Lagos,em 1523,e que os mesmos e a viúva terão recebido vinte e quatro mil réis do almoxarife de Vila do Conde,pelo que se situará a sua morte por esta época.
Se alguns dos navegadores entraram para a História Universal,muitos,porém,como estes,foram artífices mais ou menos discretos da saga do Infante D.Henrique e da expansão na costa africana.Merecem ,contudo, igualmente destaque e reconhecimento.
..................................
O nome correcto é Pedro de Cintra, tal como a vila de Cintra. Com a nova morfologia, passou para Sintra. E nunca foi Pero. Esse era o Escobar. O de Cintra era mesmo Pedro.

Susete Evaristo disse...

De CINTRA, disse muito bem não sei quando foi alterada a grafia para Sintra. Mas ainda vou tentar descobrir quero que este meu blogue tenha a informação tão exacta quanto possível. Obrigada