quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Rua Engº. Francisco Lancastre Garrett


Mais um vez, não obstante a existencia de dois modelos de placas toponímicas, nenhuma nos dá as pistas necessárias para efectuar pesquisa de quem foi esta individualidade. Sabemos pertencer a uma das familias mais antigas da cidade de Queluz, ou a ela ligada desde pelo menos 1690. Sabemos também ter sido um grande benemérito, pois ao que julgo saber grande parte do terreno que hoje integra a Freguesia de Monte Abraão era de sua pertença tendo doado parte para a construção do bairro de casas pré-fabricadas onde foram alojadas familias vitimas das cheias de 1966.




2 comentários:

Manuel disse...


Embora não tenha a certeza de se trtar da mesma personalidade, e não tenha, ainda, conseguido saber quando e onde faleceu, o único "Almeida Garrett" que encontro ligado à Engenharia é este:
FRANCISCO DE LENCASTRE GARRETT
Engenheiro
(05-07-1909) – (?)

Francisco Maria das Vitórias de Lencastre de Almeida Garrett, 3º Visconde de Almeida Garrett, natural de Lisboa. Era filho de Tomás de Aquino de Almeida Garrett, e de D. Teresa Henriques de Faria Saldanha e Lencastre. Formou-se em Julho de 1931, na Faculdade de Engenharia do Porto.
Aos 19 anos de idade, por falecimento de seu pai, foi autorizado, por D. Manuel II, (a viver no exílio), a usar o título de 3º Visconde de Almeida Garrett. Aos 22 anos de idade foi nomeado Assistente extraordinário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa das cadeiras de que eram Professores o Conselheiro Aquiles Machado e D. António Pereira Forjaz.
Prestou serviço no Gabinete do Ministro Duarte Pacheco, sendo colocado depois na fiscalização dos trabalhos marítimos e da construção de Oficinas da Comissão Administrativa Autónoma das obras do novo Arsenal do Alfeite, onde novamente demonstrou as suas qualidades de trabalho.
Em Janeiro de 1934 foi contratado para Engenheiro Adjunto ao Director da Construção das Casas Económicas.
Em Janeiro de 1936 entrou para o quadro da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, sendo Engenheiro Chefe da 3ª Secção (Construção de Casas Económicas) da Direcção dos Edifícios de Lisboa, (1945).
Foi Professor do Ensino Técnico Profissional na Escola Industrial Machado de Castro, de Lisboa. Era membro da Ordem dos Engenheiros, do Comité Patronal da Société Belga d’Étude et d’Expansion, da Fédération Internationale d’Havitation et de l’Hurbanisme, (Bruxelas), da Ordem Militar de S. Jorge, etc. Publicou diversos esttudos da sua especialidade.
O seu nome faz parte da Toponímia de: Sintra (Freguesia de Monte Abraão).
Fonte. “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira” (Volume 12, Pág. 185)

LISTA B - COFRE disse...

FOI PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE QUELUZ DE 1964 A 1967.