terça-feira, 7 de agosto de 2007

Praceta Sá de Miranda



Francisco de Sá de Miranda
Sá de Miranda
Francisco de Sá de Miranda (Coimbra, a 28 de Agosto de 1481Amares, 1558) filho do cónego Gonçalo Mendes de Sá e de D. Inês de Melo. Casou com Briolanja de Azevedo em 1552 e passa a viver no Minho, na quinta da mulher em Duas Igrejas, Freguesia do então Concelho de Penela, onde vive anos felizes dedicando-se à família, à escrita e ao cultivo da terra.
Estudou Gramática, Retórica e Humanidades na Escola de Santa Cruz. Frequentou depois a Universidade, ao tempo estabelecida em Lisboa, onde fez o curso de Leis alcançando o grau de doutor em Direito, passando de aluno aplicado a professor considerado e frequentando a Corte até 1521. Data de então a sua amizade com Bernardim Ribeiro.
Para o Paço, compôs cantigas, vilancetes e esparsas, ao gosto dos poetas do século XV.
Tendo-lhe falecido o pai, parte para Itália. Graças a uma parente abastada, Vitória Colonna, marquesa de Pescara, pôde conviver com algumas personalidades do Renascimento italiano, apreciando muito a estética literária que todos os humanistas cultivavam com entusiasmo.
Regressou a Portugal em 1526, depois de um convívio com escritores e artistas italianos que iriam influenciá-lo grandemente. Fruto dessa viagem, trouxe para Portugal uma nova estética, introduzindo o soneto, a canção, a sextina, as composições em tercetos e em oitavas e os versos de dez sílabas.
Além de composições poéticas várias, escreveu a tragédia “Cleópatra”, as comédias “Estrangeiros” e “Vilhalpandos”, e algumas Cartas em verso, sendo uma delas dirigida ao rei D. João III, de quem era amigo.
Faleceu em Amares em 1558, na Quinta da Tapada para onde se retirara por não se ter adaptado à vida da Corte.
Sá de Miranda é o escritor do século XVI mais lido depois de Luís Vaz de Camões.
Como a caixa de comentários não comporta fotos, deixo aqui a situação geográfica da Praceta Sá de Miranda a fim de dar resposta ao comentário abaixo. (Clicar na imagem para abrir)
-------Mensagem original-------
De: Fátima Campos
Data: 09/09/08 02:46:22
Para:
sgse.01@sapo.pt
Assunto: [De A a Z quem é quem nas Ruas de Monte Abraão] Novo comentário em Praceta Sá de Miranda.
Fátima Campos deixou um novo comentário na sua mensagem "Praceta Sá de Miranda": Onde é a praceta Sá de Miranda? Não conheço em Monte Abraão.

1 comentário:

Fátima Campos disse...

Onde é a praceta Sá de Miranda? Não conheço em Monte Abraão.